HOME QUEM SOMOS ACTIVIDADES PROJECTOS RESIDÊNCIAS ARQUIVO

COLATEX - Exposição de Gravura Não Tóxica
10 a 22 Novembro 2012

Ensaiando um Centro Educativo para o espaço, apresenta-se uma exposição de gravura não tóxica, pelo Cearte - Centro de Formação do Artesanato e o Centro de Artes do Papel de Montemor-o-Velho.

A exposição resulta de um Curso de gravura não tóxica, orientado pela artista Ana Bellido Zambrano, que também comissaria a exposição, realizado entre 1 e 4 de Novembro nas oficinas do Quarteirão das Artes em Montemor-o-Velho e organizado pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e pelo Centro de Artes do Papel da Cooperativa Teatro dos Castelos.

Nas técnicas tradicionais de gravura realiza-se uma matriz, preferencialmente plana e de um material rígido, onde o artista grava de forma directa (ponta seca) ou indirecta usando ácido (aguaforte, aguatinta, …) o motivo que aparecerá na gravura final. A gravura reproduz-se habitualmente sobre papel e permite realizar uma série de gravações nas quais se repete a imagem gravada.

Na gravura denominada não tóxica realizam-se praticamente os mesmos procedimentos da gravura tradicional mudando os materiais nocivos para a saúde e o meio ambiente por outros que não o são. Por exemplo substituem-se os solventes (trebentina, nitro… ) por água, o ácido (ácido nítrico) por sais como cloreto férrico e assim sucessivamente.

* "Colatex" é uma técnica de gravura desenvolvida por Ana Bellido Zambrano que consiste na colagem de variados materiais sobre um suporte, que depois é coberto com prata e impresso.

Alliance Française de Coimbra, Rua Pinheiro Chagas, nº 60 contacto: espaco.amp@gmail.com